Ministro Alexandre de Moraes determina desbloqueio da rede social X no Brasil após cumprimento de ordens judiciais

  • Início
  • Blog
  • Ministro Alexandre de Moraes determina desbloqueio da rede social X no Brasil após cumprimento de ordens judiciais

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o desbloqueio da rede social X (antigo Twitter) no Brasil, após a plataforma cumprir integralmente todas as ordens judiciais pendentes, incluindo o pagamento de multas. A decisão, proferida nesta terça-feira (8), atendeu ao pedido da empresa, que estava suspensa no país desde 30 de agosto.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foi notificada para adotar as providências necessárias para o restabelecimento do acesso à plataforma. O bloqueio ocorreu em resposta a uma série de descumprimentos de ordens judiciais, entre elas a recusa em remover perfis de usuários acusados de divulgar informações falsas e mensagens consideradas antidemocráticas. Multas acumuladas, que somaram R$ 28,6 milhões, foram aplicadas à empresa, o que culminou na suspensão de suas atividades.

O ministro Moraes destacou que o retorno das operações do X no Brasil está condicionado ao “cumprimento integral da legislação brasileira e à absoluta observância às decisões do Poder Judiciário, em respeito à soberania nacional”. A plataforma demonstrou ter cumprido duas exigências principais para a retomada de suas atividades: a nomeação de um representante legal no país, conforme exige a legislação brasileira, e o bloqueio de perfis que disseminavam desinformação. A empresa, que havia fechado seu escritório no Brasil e ficado sem representação local, reativou a sede e nomeou novamente a advogada Rachel Villa Nova como representante legal.

Com a regularização e o pagamento integral das multas, a Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu um parecer favorável ao desbloqueio da plataforma. A manifestação da PGR foi solicitada pelo próprio ministro após o cumprimento das condições. No parecer, a procuradoria afirmou que não há mais pendências que impeçam o retorno das atividades da rede social no país.

O desbloqueio marca o fim de uma crise entre a plataforma e o Poder Judiciário brasileiro. O proprietário do X, o bilionário Elon Musk, havia decidido encerrar as operações no Brasil após a rede ser multada por não cumprir ordens judiciais. Com a reabertura do escritório e o atendimento às exigências, a rede social agora retoma suas atividades no Brasil, reforçando o compromisso com a legislação e as autoridades do país.

Compartilhe

Veja também

PCMG indicia homem por importunação sexual contra idosa de 84 anos em São Gotardo

Suspeito, de 38 anos, prestava serviço de entrega de água na residência da vítima; inquérito…

Polícia Civil indicia homem por maus-tratos após morte de cão em São Gotardo

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu o inquérito que investigou a morte de…

Temporal com ventos fortes é previsto para sexta-feira em Minas Gerais; São Gotardo está entre as cidades em alerta

O município de São Gotardo está entre as 364 cidades de Minas Gerais incluídas em…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *