Minas Gerais Distribuirá Mais de 400 Mil Testes Rápidos de Dengue

  • Início
  • Saúde
  • Minas Gerais Distribuirá Mais de 400 Mil Testes Rápidos de Dengue
Obras no Contorno Sul de Uberlândia Avançam com Novo Edital Publicado pelo Governo de Minas

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) anunciou que irá distribuir, nos próximos dias, 405.845 testes rápidos para diagnóstico de dengue em todo o estado. Os exames, fornecidos pelo Ministério da Saúde, serão destinados às prefeituras municipais, visando agilizar a identificação e o tratamento da doença.

Essa será a primeira vez que o estado utilizará esse tipo de teste, conhecido como NS1 em cassete, para diagnóstico rápido da dengue. Segundo Eduardo Prosdocimi, subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, a medida tem como objetivo fortalecer a atenção primária à saúde.

“Tão logo o paciente chegue na unidade de saúde com sintomas característicos da doença, ele deve ser acolhido e realizar a detecção por meio do teste rápido. Caso o resultado seja positivo, o manejo clínico será imediatamente iniciado, evitando assim casos graves e óbitos”, afirmou Prosdocimi.

Critérios de Distribuição

Os critérios para entrega dos testes serão definidos na reunião de fevereiro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SUS/MG). Após essa pactuação, os testes serão disponibilizados nas Unidades Regionais de Saúde (URS) e, posteriormente, entregues aos municípios.

Apesar da importância dos testes, Prosdocimi alerta que o diagnóstico não deve ser o único fator para definir o tratamento. “A conduta terapêutica deve ser baseada no quadro clínico, nos resultados de exames complementares e na situação epidemiológica local”, reforçou o subsecretário.

Nova Preocupação: Febre do Vírus Oropouche

Além da dengue, Minas Gerais está em alerta para a febre do vírus Oropouche, que recentemente chegou à região Sudeste. Embora normalmente leve, a doença apresenta sintomas semelhantes aos da dengue, como febre, mal-estar e dores musculares.

O Dr. Adelino Mello, presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, destacou que a maioria dos casos evolui de forma benigna, mas alertou para a necessidade de diferenciação entre o Oropouche e a dengue, que pode ser mais grave.

Mobilização e Prevenção

A SES-MG reforça a importância da mobilização da população para combater o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Entre as medidas de prevenção recomendadas estão:

  • Eliminação de focos de água parada;
  • Uso de repelentes;
  • Limpeza de quintais e terrenos para evitar criadouros de mosquitos.

“Estamos no período sazonal e contamos com o apoio de todos os mineiros para eliminar focos de água parada. Todo óbito por dengue é evitável e trabalhamos para que não ocorram”, concluiu Prosdocimi.

A distribuição dos testes faz parte das inúmeras ações realizadas pelo governo estadual no combate à dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Compartilhe

Veja também

PCMG indicia homem por importunação sexual contra idosa de 84 anos em São Gotardo

Suspeito, de 38 anos, prestava serviço de entrega de água na residência da vítima; inquérito…

Polícia Civil indicia homem por maus-tratos após morte de cão em São Gotardo

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu o inquérito que investigou a morte de…

Temporal com ventos fortes é previsto para sexta-feira em Minas Gerais; São Gotardo está entre as cidades em alerta

O município de São Gotardo está entre as 364 cidades de Minas Gerais incluídas em…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *