Minas Gerais enfrenta nova onda de frio, mas tendência é de temperaturas acima da média em junho

  • Início
  • Tempo
  • Minas Gerais enfrenta nova onda de frio, mas tendência é de temperaturas acima da média em junho
Minas Gerais iniciou a semana sob influência de uma nova massa de ar polar que deve manter as temperaturas em queda até sexta-feira (14). O fenômeno, segundo a Climatempo, é o segundo episódio de frio mais significativo do ano, embora menos intenso do que o registrado em maio. Cidades do Sul de Minas podem ter temperaturas até 5 °C abaixo da média histórica para o mês de junho. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de declínio de temperatura para cinco municípios do Triângulo Mineiro e Noroeste – União de Minas, Santa Vitória, Limeira do Oeste, Iturama e Carneirinho. O aviso é válido até terça-feira (10) e reforça a previsão de madrugadas mais geladas e manhãs frias em diversas regiões, incluindo o Alto Paranaíba, Centro-Oeste, Central e Zona da Mata. Em Belo Horizonte, a Defesa Civil também alertou a população para manhãs frias ao longo da semana. Apesar das temperaturas baixas, a tendência é de instabilidade climática com possibilidade de pancadas de chuva nos próximos dias. Isso ocorre devido à combinação entre a massa de ar polar e um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai, aliado ao fluxo de umidade vindo do Norte do país. De acordo com o Inmet, 334 cidades mineiras estão sob alerta amarelo para chuvas intensas, com possibilidade de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h. A recomendação é evitar áreas de risco como debaixo de árvores e próximas a torres de energia e placas de publicidade. Frio agora, calor depois Embora junho seja tradicionalmente um mês frio, a previsão para 2025 aponta para uma oscilação de temperaturas. O Climatempo estima dois episódios de frio intenso: o atual, na primeira semana do mês, e outro previsto para o fim de junho. Ainda assim, boa parte do estado pode registrar temperaturas acima da média ao longo do mês, especialmente nas regiões Norte, Noroeste, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, com desvios de até 5 °C em relação à média histórica. Esse contraste se deve à baixa cobertura de nuvens durante o dia e à noite, o que provoca uma grande amplitude térmica — ou seja, a diferença entre as temperaturas mínimas e máximas ao longo do mesmo dia pode ser significativa. Com as mudanças climáticas mais evidentes, meteorologistas alertam para a importância de acompanhar as atualizações dos institutos oficiais e reforçam cuidados com doenças respiratórias e impactos em áreas agrícolas, sobretudo diante da possibilidade de geadas nos próximos dias.

Minas Gerais iniciou a semana sob influência de uma nova massa de ar polar que deve manter as temperaturas em queda até sexta-feira (14). O fenômeno, segundo a Climatempo, é o segundo episódio de frio mais significativo do ano, embora menos intenso do que o registrado em maio. Cidades do Sul de Minas podem ter temperaturas até 5 °C abaixo da média histórica para o mês de junho.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de declínio de temperatura para cinco municípios do Triângulo Mineiro e Noroeste – União de Minas, Santa Vitória, Limeira do Oeste, Iturama e Carneirinho. O aviso é válido até terça-feira (10) e reforça a previsão de madrugadas mais geladas e manhãs frias em diversas regiões, incluindo o Alto Paranaíba, Centro-Oeste, Central e Zona da Mata.

Em Belo Horizonte, a Defesa Civil também alertou a população para manhãs frias ao longo da semana. Apesar das temperaturas baixas, a tendência é de instabilidade climática com possibilidade de pancadas de chuva nos próximos dias. Isso ocorre devido à combinação entre a massa de ar polar e um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai, aliado ao fluxo de umidade vindo do Norte do país.

De acordo com o Inmet, 334 cidades mineiras estão sob alerta amarelo para chuvas intensas, com possibilidade de até 50 mm por dia e ventos de até 60 km/h. A recomendação é evitar áreas de risco como debaixo de árvores e próximas a torres de energia e placas de publicidade.

Frio agora, calor depois

Embora junho seja tradicionalmente um mês frio, a previsão para 2025 aponta para uma oscilação de temperaturas. O Climatempo estima dois episódios de frio intenso: o atual, na primeira semana do mês, e outro previsto para o fim de junho. Ainda assim, boa parte do estado pode registrar temperaturas acima da média ao longo do mês, especialmente nas regiões Norte, Noroeste, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, com desvios de até 5 °C em relação à média histórica.

Esse contraste se deve à baixa cobertura de nuvens durante o dia e à noite, o que provoca uma grande amplitude térmica — ou seja, a diferença entre as temperaturas mínimas e máximas ao longo do mesmo dia pode ser significativa.

Com as mudanças climáticas mais evidentes, meteorologistas alertam para a importância de acompanhar as atualizações dos institutos oficiais e reforçam cuidados com doenças respiratórias e impactos em áreas agrícolas, sobretudo diante da possibilidade de geadas nos próximos dias.

Compartilhe

Veja também

PCMG indicia homem por importunação sexual contra idosa de 84 anos em São Gotardo

Suspeito, de 38 anos, prestava serviço de entrega de água na residência da vítima; inquérito…

Polícia Civil indicia homem por maus-tratos após morte de cão em São Gotardo

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) concluiu o inquérito que investigou a morte de…

Temporal com ventos fortes é previsto para sexta-feira em Minas Gerais; São Gotardo está entre as cidades em alerta

O município de São Gotardo está entre as 364 cidades de Minas Gerais incluídas em…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *